O interessante sobre a ironia e a burrice é que as duas são formas de fingimento. A gente sempre é irônico quando cansou de pensar, quando, em vez de argumentar e explicar nosso ponto, mudamos de estratégia, fazemos corpo mole e fingimos ignorância para que a pessoa conclua por si mesma ou caia numa armadilha de contradição. É um artifício arrogante que se mostra totalmente ineficaz se o outro não notar essa mudança de postura, mas continuar comportando-se como se entendesse tudo. Ou seja, fingindo conhecimento, sendo orgulhoso, não dando o braço a torcer, se fazendo de entendido. Sendo burro. Pois, a burrice... Bem, a burrice é a recusa em aprender, é essa qualidade que assumimos aos nos passar por conhecedores e experientes em assuntos e situações nos quais aprenderíamos muito mais se admitissemos estar entendendo nada e perguntássemos: "Ora, mas o que está havendo? O que é isso?" Qualidade essa muito presente no comportamento daqueles que jamais admitem terem errado, dos que nunca se desculpam, dos egos inflados, dos covardes que te tratam mal gratuitamente e matém seus argumentos preguiçosos, cansados e cínicos como justificativa, dos que sentem medo de um "não" e por isso agem com sarcasmo e passivo-agressividade, dos que se acham invencíveis escondidos atrás do monitor ou das palavras de outras pessoas e só falam e falam, mas são surdos. Quando o outro começa a falar olham para o relógio como se dissessem "não tenho tempo para você e o que você pensa", e ao mesmo tempo dizem ter medo do dia em que a sua mente começará a se fechar, meia hora depois de ter acabado de rotular você baseando-se em algo que você disse que gosta, sendo que nem o conhece mínimamente para concluir qualquer coisa, e até poderiam ter conhecido um pouco mais, se não fossem tão burros. Pois, burrice são olhos que emitem luz em vez de recebê-la, é um tipo cruel de surdez, e de cegueira, é um tipo de arrogância. Não é não saber do que se fala, mas deixar de saber porque prefere achar ou fingir que sabe. E sim, nessa briga de titãs, entre ironia e burrice, a segunda é invencível. Mas, imbatível mesmo é quando as duas se juntam.
3 comentários:
Fingir que não sabe algo que realmente não se sabe. Complexo mesmo.
Adorei!
Sem dúvidas!
Postar um comentário